Fernando Sampaio Amaro

 

Fernando Sampaio Amaro é doutorado em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lund, Suécia, e foi durante vários anos docente na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve. Tem formação técnica nas áreas da Fotografia e da Gravura (em cobre e pedra).

Paralelamente à investigação sobre a Imagem Fotográfica, Fernando Sampaio Amaro desenvolve actualmente o seu trabalho artístico em duas linhas distintas: uma investigação plástico-formal na área da pintura e do desenho, e, essencialmente através da utilização do dispositivo da instalação, de matriz conceptual, uma outra linha de investigação onde utiliza, por exemplo, anagramas como títulos das peças, de configuração deliberadamente ambígua, propondo ao observador a possibilidade quase infinita de conceber interpretações alternativas.

Se na sua configuração inicial o título remete, eventualmente, enquanto âncora, para proclamações filosóficas, situações históricas e culturais específicas, as modalidades desconstructivas dos anagramas dos títulos abrem todo um vasto leque de possíveis significados, todos eles válidos e falsos ao mesmo tempo, elaborados de forma aporética. (Aristóteles definiu a aporia como uma “igualdade de conclusões contraditórias”).

 

email: fsamaro@gmail.com

website: www.artorama.eu (em desenvolvimento)



Obras expostas na Associação 289 desde finais de 2017